Despedida da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ
Encerro hoje um ciclo importante da minha vida e me despeço da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ingressei em 2004 e posso dizer com orgulho que fiz parte da geração que iniciou o processo de resgate das históricas tradições democráticas da instituição.
Na Nacional encontrei alunos e alunas excepcionais que me ensinaram a ser professor e me tornaram uma pessoa melhor. Criamos o Grupo de Pesquisa Matrizes do Processo Penal Brasileiro. Convivi com gente fantástica. Sou especialmente grato aos professores Flávio Martins, Carlos Bolonha e, in memoriam, a Cecília Caballero. Tod@s foram peças fundamentais nessa história recente.
Reservo também aos professores e às professoras do «Departamento de Ciências Criminais» um afetuoso agradecimento. Vocês divisam com clareza a necessidade de construir e desenvolver uma universidade pública comprometida com o saber, a defesa dos direitos humanos e com a inclusão.
Por último, reitero meu muito obrigado aos alunos e alunas. Porque vocês me constituíram professor e porque, não nego, de vocês sentirei muita falta.
-Geraldo Prado, 21 de setembro de 2020