Vozes do Cárcere: ecos da resistência política

Baixe gratuitamente o livro Vozes do Cárcere: ecos da resistência política na página do projeto da PUC-RJ: https://www.jur.puc-rio.br/2019/02/01/vozes-do-carcere

Há mais de 35 anos estou envolvido com a causa dos Direitos Humanos no Brasil e entre os vários trabalhamos que desenvolvemos nessa área acho que vale a pena lembrar do projeto Cartas do Cárcere, que foi coordenado por Thula Pires, Professora Doutora de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e nasceu de edital apresentado pela Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais (ONSP) do Departamento Penitenciário Nacional, no âmbito do Projeto BRA/14/001, firmado com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Um dos resultados do projeto é o livro Vozes do Cárcere: ecos da resistência política, que reúne discussões referentes a mais de 8 mil cartas encaminhadas no ano de 2016 à Ouvidoria Nacional e apresenta análises sobre como o sistema penal funciona e sobre as estratégias de resistência tecidas na privação de liberdade.

Participei do projeto em 2017 e 2018, e contribui ao livro com o texto “Cartas do Cárcere: violência, tortura e corrupção”, elaborado a partir da leitura de cartas selecionadas pela equipe de pesquisadoras e pesquisadores do projeto. Abordo a necessidade de abandono da política de encarceramento em massa e as múltiplas denúncias internacionais contra o funcionamento do Sistema Prisional brasileiro ao silêncio perturbador das vozes direta e desproporcionalmente afetadas às condições de desumanização denunciadas.

O livro está disponível para download no link a seguir: https://www.jur.puc-rio.br/2019/02/01/vozes-do-carcere

Publicado por Geraldo Prado

Geraldo Prado é sócio da Geraldo Prado Consultoria Jurídica, desembargador aposentado do TJ-RJ e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e o Pós-doutor em História das Ideias e Cultura Jurídicas na Universidade de Coimbra (UC).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: